20 de janeiro de 2015

Resenha A Culpa é das Estrelas

PS: ignorem minha cara, pf


Bom, é fato que quase todos já leram esse livro hoje em dia por ser um dos mais falados na atualidade. Mas meu desejo aqui é deixar a minha opinião sobre ele, que eu considero um dos melhores livros já lido até hoje, se não o melhor.


Tem muitos que criticam o livro e dizem que ele não é lá "essa coca cola toda", eu, claro, discordo deles. Considero que muitos não entendem bem o que o autor quis "passar" com essa história, e outros apenas não gostaram e ponto.

Confesso que apesar de eu ter gostado muito do livro depois que eu li ele, gostei ainda mais depois de ter visitado esse site (www). Aconselho a todos que já leram o livro a dar uma olhada nesse site e ver no finalzinho dela as perguntas que fizeram ao John e suas respectivas respostas.

Voltando ao livro em si, a leitura dele é "gostosa" e rápida. Você ler e quer ler mais, e sente um enorme vazio quando o livro acaba. O livro conta a história de uma menina - Hazel -  de 16 anos que tem câncer e é diagnosticada como "paciente terminal". Ela participa de um grupo de apoio a adolescentes com câncer  - ao seu contra gosto. Lá ela conhece o Augustus Waters que com sua alegria faz com que os dias da Hazel torne-se mais felizes e toleráveis. Por um grande milagre, o seu câncer começa a diminuir e eis que então começa a parte triste. Eis que aparece no enredo o Gus (o Augustus fraco), e a infeliz culpa das estrelas/destino.
Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre 0 e 2, ou entre 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.  
- HAZEL GRACE.

Não tem como você se livrar de certas coisas que o destino nos faz passar, e eu suponho que seja essa a verdadeira mensagem que o autor quer nos deixar. Há coisas que você consegue controlar, com um pouquinho de esforço mais consegue, outras, não. A culpa é das estrelas nos fala exatamente isso. Eu não concordo com a ideia da Hazel de que por ela ser uma "terminante" ela tenha que se privar de certas coisas por medo, eu penso bem ao contrário. Se eu sei que tenho apenas um mês de vida eu vou tentar fazer tudo o que quero, e não apenas deixar o tempo passar. Melhor se arrepender por ter feito, do que por ter ficado quieta.

O que eu tenho a dizer ainda é: Leiam o livro! Eu não vou ficar aqui dando detalhes do livro, pois acho que fica sem graça depois a sua leitura. Depois do livro, veja o site. Depois do site, venha trocar opiniões comigo.

Para encerrar, o autor Markus Zusak falou sobre o livro "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais".

0 comentários :

Postar um comentário